Oito cantoras
Bonitas Marias
Companheiras queridas do ofício de cantar
Minhas alunas, minhas amigas
Cantar junto nos uniu, mentes e corações.
Na busca de harmonizar vozes
Harmonizamos sentimentos
Criamos vínculos inexplicáveis, carinho especial.
Se não cantarmos mais juntas
Com certeza seguiremos cantando
E lembraremos sempre...
Sempre gostei de cantar em grupo. Trouxe para Campo Grande a vontade de montar um grupo vocal. Minha vontade casou com a de algumas alunas de canto do Curso de Música e em julho de 2010, criamos o Grupo Vocal Feminino da UFMS. Éramos 9 cantoras, unidas simplesmente pela vontade de cantar juntas. Não importava muito o que fosse. Não estava claro o que seria. Propus uma obra erudita para começar, desconhecida para elas e mesmo assim, toparam. Começamos então, ensaiando o Stabat Mater de G. B. Pergolesi e elas se apaixonaram pela obra.
Depois veio a Messe Basse de G. Fauré e várias canções, de vários estilos. Foram muitos ensaios (não tantos quanto eu queria), muitas experiências, muitos planos (nem todos concretizados), muitas conversas gostosas, cantorias, discussões. Contando todas que passaram pelo grupo desde o início, foram 14. Nem todas ficaram. Agora, somos 8, o Grupo Vocal Maria Bonita. A formação atual é esta:
Ana Lúcia Gaborim
Melissa Azevedo
Marjorie Matsue
2º soprano:
Maria Claudia Mendes
Cinara Baccili
Luma Heyn
Mezzo:
Malú Mestrinho
Angela Bessa
O Maria (como costumamos chamar) completou 2 anos em agosto de 2012. Este foi um ano muito produtivo. Enfatizamos a Música Popular Brasileira e o estilo a capella. Cantamos bastante, viajamos juntas, fizemos roupa, estreamos arranjos exclusivos. E definimos a logomarca do grupo, feita pela designer Had Mestrinho, a partir de uma idéia da Angela Bessa.
Em maio, fizemos concerto em
Aquidauana, na série "Concertos na Igreja Matriz", apresentando mais uma vez o Stabat Mater, acompanhadas pelo talentoso Richard Hericks. Participamos do Festival de Música de
Três Lagoas, em julho, com um concerto todo a capella. Fizemos pequenas apresentações
por um projeto do SESC e terminamos o ano com uma apresentação em casa: o Curso de Música da UFMS.
O grupo vai mudar em 2013. Luma e Angela se afastam, pois vão para o mestrado em música em Goiânia. Deixarão saudades... Não sabemos, na verdade, quem fica ou entra agora. Mas, o grupo permanece. Continuaremos cantando, que é nosso objetivo principal. Temos um projeto especial para 2013: um repertório só com nomes de mulheres. Promete ser um programa muito bonito. Bonito como são bonitas as mulheres/Marias deste grupo...
Há outro post sobre este grupo no sobreCanto: Stabat Mater de Pergolesi e o Grupo Vocal Feminino da UFMS.
Clique aqui e curta nossa página no Facebook.
Clique aqui e curta nossa página no Facebook.