Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Confidências, Ernesto Nazareth e Neusa França

      Neusa França foi atraída para a música e para o piano através da apreciação musical. Tinha apenas 4 anos e parava para ouvir sua tia Zizinha, que era também sua madrinha, tocar piano. A menina gostava de ouví-la tocar. Ela mesma narrou isso em entrevista a Dib Franciss, em 2005. Neusa menciona a valsa "Confidências" de Ernesto Nazareth. Ela conta que sua tia tocava muito bem Nazareth e que ouvia a tia tocar esta valsa: 

        -- "Lembro-me tanto dela tocando Confidências, nunca me esqueci." 

        Ela gostava tanto de ouvir a tia tocar, que pedia para repetir: 

         -- "Toca de novo, Tia Zizi! toca de novo! Outra vez..." 

     Fico imaginando que tipo de criança era Neusa França, que aos 4 anos de idade se sentava para ouvir um adulto tocar "Confidências". Claro que os tempos eram outros. Antes da Televisão, internet, video-game, etc. Mas, a inquietude da criança era a mesma... 

       Aqui em casa, se começo a tocar qualquer coisa, as crianças não dão a mínima atenção. Meu piano fica de "fundo musical" para as brincadeiras e bagunças  Acho mesmo, que Neusa França era especial. Deus a fez moldada para amar e viver música desde sempre, desde pequena. Por isso, ela transpirou música durante toda a sua vida e disseminou esta boa influência por onde passava. Visão romântica? Pode ser. Assumo que estou numa fase de Neusofilia aguda. Aliás, faço parte, com orguho, do grupo "Neusófilos para sempre" formado por alunos e amigos de Neusa França. Alguns que fazem parte deste grupo a conhecem melhor do que eu, conviveram mais com ela do que eu. Mas, tem sido rica a troca de lembranças e informações, especialmente agora, que estou escrevendo uma tese de Doutorado sobre as canções de câmara dela.

        Chamou-me a atenção o fato de ela lembrar especificamente a valsa "Confidências". Fui ouví-la e é mesmo linda... singela. É até simples, comparada com outras peças de Nazareth. Mas, ela tem uma profundidade, uma melancolia, que torna difícil ouvir sem se emocionar. Consegui a partitura de "Confidências" e estou aprendendo a tocá-la. As duas primeiras partes são mais fáceis, já consigo tocar. Mas, a terceira parte ainda preciso estudar mais. 

       A própria Neusa se tornou uma exímia intérprete de Ernesto Nazareth, sempre tocando obras dele em seus recitais e indicando-as a seus alunos. Em 1977, fez um recital em homenagem a ele, na Sala Funarte, em Brasília. Ela abre o recital com "Recordando Nazareth", composição dela, que homenageia o compositor. Ela toca quatro peças dele sozinha ao piano e o restante do programa com a flautista Odete Ernest Dias e um regional de choro. 
  Aqui, o link deste recital no Youtube: https://youtu.be/naOUEHI4cZs?si=fikeXb03wlfHYmrL. Infelizmente a gravação tem ruídos. Mas, mesmo assim, é fantástico. Ainda estou me acostumando com a Neusa França chorona, pois a conheci como uma pianista erudita e não conhecia este seu outro lado. É incrível a facilidade que ela tinha de migrar do repertório erudito para o choro. E ela tinha uma ginga impressionante! Esta ligação com o choro e com música popular brasileira se reflete em suas canções. Em Neusa França, tudo está ligado, o piano, o choro, as canções... são partes de um todo, que formam o seu rico universo musical. 

      A melodia de "Confidências" tem embalado meu trabalho na tese. Gosto de ouvir interpretações deferentes dela. E de vez em quando, sento ao piano para tocar... No link abaixo, pode-se ouvir a interpretação de Neusa França, tocando "Confidências".  

           https://youtu.be/9IcgKHOFzP8?si=LwukHphBuiJoIncr&t=164

         E por último, deixo aqui o vídeo da maravilhosa Neusa França, tocando o seu delicioso  "Recordando Nazareth" em seu recital na Casa Thomas Jefferson, em abril de 2007.  



       

         Viva Neusa França!

        Viva Ernesto Nazareth!