Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


domingo, 17 de julho de 2011

Alberto Nepomuceno, você conhece?

Recebi ontem um recado - melhor dizendo, uma tarefa a cumprir - através do facebook, que dizia: "Malu, divulgue esse trabalho, tá? O Brasil precisa conhecer o Alberto Nepomuceno." O pedido me surpreendeu e inquietou. A surpresa foi por vir de uma pessoa que eu não conhecia: Olga Gomes de Paiva (já somos "amigas" pelo facebook agora). A inquietação veio por causa da 2ª frase: "O Brasil precisa conhecer o Alberto Nepomuceno."
Alberto Nepomuceno

Fiquei incomodada porque, para mim, Alberto Nepomuceno (1864-1920) está entre os mais conhecidos compositores eruditos brasileiros. Lembro que, quando comecei a me interessar por canção brasileira, suas canções foram das primeiras a que tive acesso. 
[Uma das maiores dificuldades que o estudante de música/canto enfrenta é conseguir acesso às partituras dos nossos compositores. Queremos estudá-las, cantá-las (ou tocá-las), mas como, sem as partituras? Poucas obras foram editadas e as que foram, onde estão? O estudante tem que se bater em acervos de bibliotecas, colecionadores, professores, livrarias, sebos para descobrir uma escassa oferta. As canções de Nepomuceno, no entanto, são encontradas com relativa facilidade, principalmente depois da edição de "Canções para voz e piano", de Dante Pignatari, pela EDUSP (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=768205&sid=87232131413531464548457232)
Olga tem razão e me chamou atenção para o fato de que o resto do Brasil - como diz meu colega Marcelo Fernandes: "as pessoas que andam nas ruas" - precisa conhecer Nepomuceno e sua obra. Assim como deve conhecer  a obra de vários outros compositores. Alguns que nem nos conservatórios e escolas de música são conhecidos. Isso me incomoda e me convence do quanto é urgente e necessário o aumento da pesquisa em música erudita brasileira. Mais urgente ainda é que se faça a música erudita brasileira, que os estudantes e profissionais as estudem, interpretem, cantem e toquem. 
O trabalho ao qual se refere o recado é um documentário sobre Alberto Nepomuceno, que está disponível no youtube (links abaixo). Assisti atentamente, sorvendo cada detalhe, por ser assunto do meu mais profundo interesse. Postei no meu perfil no facebook ainda ontem, atendendo ao pedido e faço o mesmo aqui, agora. 
Obrigada Olga, pelo alerta. Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa e divulgação que vocês estão fazendo! Leitores do sobreCanto, assistam e conheçam um pouco mais: 

Alberto Nepomuceno - Vida, música e nacionalismo- 1ª parte:

Alberto Nepomuceno - Vida, música e nacionalismo - 2ª parte.

Alberto Nepomuceno - Vida, música e nacionalismo- 3ª parte:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário