DUO ANIMA set/2011 |
É minha atividade preferida
É quase uma necessidade
É meu ofício e meu vício
Estudo canto. Gosto de estudar. Estudo sobre o fenômeno da voz cantada, a arte do canto e a técnica do cantar. Mas o que mais gosto é estudar canções, peças novas, ler partituras... Sinto falta, quando não tenho o que estudar para cantar! Quase enlouqueço quando (como semana passada) a voz falha. Rouquidão para o cantor é quase uma prisão. Esta semana estou feliz porque a voz voltou. E semana que vem, vou cantar uma canção nova: "Surdina" de Larena Araújo, poema de Cecília Meireles. Lindo poema, linda canção... Palco. Lugar de concretização profissional do cantar.
Ouço vozes. Ouço todo o dia pessoas cantando. Gosto de ouvir gente cantar. E quanto ouço, não consigo ouvir despretenciosamente. Tenho que prestar atenção. A voz humana me interessa, me chama a atenção, me encanta. Às vezes, me incomoda. Ouço timbres, ressonâncias, percebo nuances...
Hoje ouvi numa rádio online a ópera Faust de C. Gounod. Vozes lindas, música transcendente... Gosto de ouvir cantores bons. E gosto de ouvir meus alunos cantando.
Ensino a cantar. Gosto muito de ensinar canto. É bom ver os alunos se tornando cantores, desenvolvendo sua voz como um instrumento, aprendendo a dominá-la e usá-la melhor. Aprendo com eles. Ensinando, aprendo a cantar melhor.
E sigo cantando, ouvindo cantos e ensinando a cantar. É meu trabalho. E não é fácil (por mais que alguns pensem que é...). Mas envolve uma boa parcela de gratificação pessoal.
Agradeço a Deus o privilégio de trabalhar com o que gosto!
É muito bom cantar...
E sigo cantando, ouvindo cantos e ensinando a cantar. É meu trabalho. E não é fácil (por mais que alguns pensem que é...). Mas envolve uma boa parcela de gratificação pessoal.
Agradeço a Deus o privilégio de trabalhar com o que gosto!
É muito bom cantar...
Lindo, cunhadamada!
ResponderExcluirE quem te conhece sabe que nem sempre o canto é de alegria, embora seja teu prazer... Porque de dor também se canta (e não é o canto triste que à nossa alma mais encanta?).
Deixo um verso de Cecília :)
"Pus-me a cantar minha pena
Com uma palavra tão doce
De maneira tão serena
Que até Deus pensou
Que fosse felicidade e não pena..."
Amei!!! Adoramos ouvi-la cantar tbm!! E amamos ser ensinados por vc Malú! A paixão que vc tem pelo canto e pela música transcende! Agora, com relação a se sentir numa prisão...é a mais pura verdade...rs =/ beijos Luma
ResponderExcluirSer musico eh como viver num labirinto enfeitiçado. Nem adianta querer sair porque acabamos ainda mais presos. Quantas vezes quis desistir do canto e da musica, mas cada vez que tentei, mas presa eu fiquei. Ensinar tambem gratifica em todos os momentos. Cada desafio vencido pelo aluno eh o melhor premio que a gente recebe, alem da liçao que nos mesmos aprendemos. Bjao, Maluuuu!!! :-)
ResponderExcluirObrigada pelas comentários, Nane, Luma, e Mirella.
ResponderExcluirMirella, vc escreveu uma coisa muito interessante... = )
Eu nunca quiz desistir da música. Mas, já trabalhei com algo que não tinha nada a ver com elea e quase pirei!!!
bj
Malú