Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


sábado, 7 de janeiro de 2023

Voltando aos textos...


           Olá sobreCanto, estou de volta.
        Mais de um ano depois, acho que, finalmente, achei um tempinho para escrever. Muita coisa aconteceu. Mas, acho que o principal motivo da ausência aqui no blog seja o Doutorado. Pois é, finalmente... meio tarde, mas no tempo certo de Deus, estou fazendo um Doutorado, no Instituto de Artes da Unicamp. 
Eu e a minha nova "escola"...
Eu e minha nova escola... 

  Estou envolvida com o doutorado em música da Unicamp desde o 2º semestre de 2021, quando fiz duas disciplinas, como aluna especial. Minha amiga Isabela Sekeff foi quem me falou da possibilidade de cursar disciplinas por vídeo (ainda estávamos na pandemia). O contato com o estudo e pesquisa em assuntos tão dentro dos meus interesses profissionais e acadêmicos me levou a fazer o processo seletivo. Fui aprovada com um projeto de pesquisa sobre as Canções de Câmara de Neusa França, compositora que tive o privilégio de conhecer, conviver e cantar com. Estou muito feliz de realizar esta pesquisa, sob orientação de dois excelentes professores: Paulo Kühl e Angelo Fernandes. 
      Mergulhei de cabeça no trabalho da pesquisa em 2022. Estou licenciada do meu trabalho na UnB para fazer a pesquisa. Fiz um curso de FINALE, levantei os manuscritos das canções (34!), que estou editorando. Descobri muita coisa sobre elas e ainda estou levantando e anotando informações. Depois, vou escrever um texto separado aqui sobre as canções de Neusa França. 
      Minha pesquisa foi contemplada com uma bolsa do CNPq, específica para pesquisas sobre "A canção brasileira de concerto: estudos de repertório" no PPG do IA/Unicamp. Benção de Deus pra mim. Traz mais responsabilidade também de produzir e dar relatório da produção. 
      Em 2023, farei a última disciplina que falta e vou fazer o estágio de docência, lá na Unicamp, presencialmente. Terei que morar 4 meses em Barão Geraldo. Algo inesperado... mas, estou animada. 
       É isso. Novos tempos, novas experiências. Graças a Deus! Gosto do texto em que Deus diz:  "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo." (Isaías 43: 18 e 19) E eu digo "Ok, Senhor, eis-me aqui." 
Bem vindo, 2023! 
Bora trabalhar!
Transeamus... 
Cantemos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário