Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


domingo, 5 de setembro de 2010

A tabuinha do Faustini

Meu professor, Zuinglio Faustini, me ensinou quase tudo que sei de canto e técnica vocal.
Ele tinha um método todo próprio (muito doido...) de encontrar o ponto de ressonância das vogais.
Triângulo de Hellwag
Usava  em suas aulas uma tábua com o triângulo de Hellwag desenhado por ele mesmo.
[Ah ... o famoso triângulo de Hellwag, que me fez ser reprovada em Fisiologia da Voz !!!...]
Era um quadrado de madeira, rústico, que ficava numa estante de música em sua sala da UnB.
Nós, seus alunos, fazíamos os exercícios (nada melódicos ...) olhando para aquela tabuinha:
iiiiiiiiiiiiii, aaaaaaaa, uuuuuu...
i - ê - é - a - ó - ô - u
...e outras combinações.
Era quase uma "neurose-benigna" tentar misturar os timbres das vogais numa ressonância só, alta, larga e profunda ao mesmo tempo: a base da sua técnica.
Lembro claramente das aulas, dos exercícios e da tabuinha.
Me formei em 1992. Zuinglio faleceu em 1999.
Passaram-se anos... tornei-me professora de canto.
Um belo dia, em 2007, o João Neto (colega de "estudos vocais-faustinianos") me deu de presente, na Escola de Música de Brasília, a tal tabuinha. Ele havia "herdado" parte do material do Zuinglio e achou que ela seria mais útil para mim, que sou professora de canto.
Guardei com carinho a tábua. Mas, a minha metodologia já era bem diferente da técnica das vogais do Faustini e usei pouco em Brasília.
Trouxe na mudança para Campo Grande.
Agora a tabuinha do Faustini habita a minha sala na UFMS.
Está lá, em cima de uma estante de música.
Esta semana, uma aluna achou interessante e perguntou se eu tinha feito o triângulo na tábua. Contei p'ra ela a história da tábua faustínica. Com o interesse e espanto dela, me dei conta do quanto é significativo ter aquela tábua ali.
Percebi que tenho o privilégio de usar com meus alunos um objeto que foi muito útil na minha propria formação.
Lá estão agora os meus alunos tentando igualar a ressonância das vogais: iii - aaa - uuu... e olhando para a tabuinha. Queira Deus que ela seja útil para eles como foi p'ra mim.
Zuinglio Faustini

Sou grata a Deus por ter tido o Faustini como professor.
Sou grata a Deus por ter herdado a sua tabuinha ...

11 comentários:

  1. Oi, Malú. Meu nome é André Vilani. Fui aluno em Goiânia e muito amigo do Faustini e do João Neto. Íamos em sua casa fazer sessão malhação, sendo o Faustini, Rita, sua esposa, João Neto, eu... Minha base musical e intelectual devo ao Faustini. Conversávamos muito, até porque eu era bem "fominha" perante seu conhecimento, afinal de contas, e você sabe muito bem disso, ele era uma "enciclopédia" ou "cultura" ambulante. Olhava-o com admiração e meta. Tenho também algumas histórias que levarei comigo para sempre, inclusive algumas conversas que tivemos no hospital, antes do seu falecimento. Hoje sou servidor da UFMT como preparador vocal do coral da UFMT. Ele já me falou de você enquanto fazíamos aulas na UFG, o que me faz conhecê-la de nome. Adorei este blog. Trouxe-me boas recordações. Se pudermos nos contactar, meu e-mail é andrevilani@uol.com.br. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. André,

    que bom ler seu post aqui. Muita gente entra, mas não comenta...
    Obrigada. Vou te escrever...

    Malú

    ResponderExcluir
  3. Malu, querida.....me emocionei....obrigada por trazer tantas lembranças a tona.
    Saudades do nosso mestre e das sessões de malhação que fazíamos no apartamento dele aos domingos! Era ópera e comida, como na casa de todo bom italiano!
    Um abraço saudoso,
    Janette
    PS: oara quem não sabe, a gente chamava malhação porque assistíamos várias óperas e é claro que aproveitavamos para meter o pau nos cantores qeu não gostávamos! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Quero eu mesma comentar que a tabuinha do Faustini agora habita outra sala. Eu e ela nos transferimos para o Bacharelado em Música da Universidade Federal de Campina Grande - PB.
    Estamos lá ensinando jovens cantores paraibanos no Núcleo de Canto Erudito da UFCG. Sala 30 da Unidade de Arte e Mídia. Bloco Bw do Campus Universitário.

    ResponderExcluir
  5. Conheci o Maestro Zuinglio Faustini na minha adolescência, na Igreja Presbiteriana da Tijuca, quando então tive o privilégio de cantar junto com o coral a maravilhosa cantata 150, de Bach, sob sua sensacional regência! Que coisa maravilhosa! Nunca me esquecerei de experiência tão rica!!! Saudades... fiquei triste em saber que ele faleceu. Grande homem! Admirável! Tanto, que hoje. aos meus 56 anos, ainda habita minhas lembranças! rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não tinha visto o seu comentário aqui. E já se vão 4 anos! Passei algum tempo sem acessar o sobreCanto. Fico feliz de saber de pessoas que conheceram o Zuinglio e como foram influenciados por ele. A filha dele me escreveu um vez por causa deste texto. Acredito que ela leia os comentários aqui e também fique feliz.
      Obrigada por escrever.
      Um abraço,

      Malú

      Excluir
  6. O zuinglio foi meu colega de estudos. Tocávamos Cello na orquestra de alunos da pro arte em SP. entrei para a sinfônica do Teatro e o Zuinglio foi para o Rio reger o coral do Tm. OS cantores do Tm não liam música. Tramaram sua despedida porque ele tentou ensinar lhes ler música para facilitar o trabalho. Me aposentei no mesmo ano de sua morte. Fiquei muito satisfeito de saber que deixou um legado. Ah vocês jamais ouvirão o quarteto da nona de Beethoven tão perfeito com a participação dele. Ele era muito consciente disso. Deixo aqui minha homenagem. Tanus. Gostaria que vocês dessem retorno. O velhinho aqui vai ficar mais feliz. Obrigado Tanus

    ResponderExcluir
  7. Tive o prazer de conhecer o Professor Zuínglio Faustini, quando cantava no coral da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. aprendi muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josué,

      obrigada pelo seu comentário. É sempre bom saber de pessoas que conheceram e cantaram sob a direção do Zuinglio. Tenho muita saudade dele...
      Um abraço,

      Malú

      Excluir
  8. Olá tudo bem!
    Você sabe a data de aniversário do Faustini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beto,

      se não estou enganada, o anivervário do Zuinglio era no dia 14 de julho. Lembro que ele falava sobre ser o mesmo dia da Queda da Bastilha.
      Você o conheceu?
      Um abraço,

      Malú

      Excluir