Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


quarta-feira, 8 de junho de 2016

Sobre cantores de igreja

     Há algum tempo escrevi no Facebook sobre os cantores das igrejas cristãs/evangélicas e fiquei devendo desenvolver melhor o assunto aqui no sobreCanto. Aí está:

cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
1 Coríntios 14:15
cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
1 Coríntios 14:15
cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
1 Coríntios 14:15
cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
1 Coríntios 14:15
"...cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."
1 Coríntios 14:15

     Preocupo-me com a voz dos nossos jovens que cantam nas chamadas "equipes de louvor". Vejo nas igrejas que frequento pessoas usando muito mal a voz! Só de olhar, já se percebe pela postura que há muita tensão na região da laringe. Pescoços esticados e tensos, timbres esganiçados, muito sopro (vazamento de ar) e ataques de glote são frequentes. Claro que não se vai exigir fraseado e legato neste estilo de canto... mas, falo da qualidade de som que evidencia o mau uso da voz.
   Nos últimos anos, tenho tido repetidamente alunos com problemas nas pregas vocais. Nódulos, fendas, cansaço vocal recorrente ... e infelizmente, tenho que dizer que trata-se de cantores/vocalistas de igrejas evangélicas. Há alunos que desmarcam a aula porque ficaram roucos, por cantarem na igreja no fim de semana. Chega ao cúmulo de não quererem fazer aula no início da semana, só de 4ª feira em diante, porque no início da semana estão sempre roucos! É uma situação lamentável. E pergunto: que canto de louvor é este, que provoca perda de saúde na voz dos cantores?
     Os líderes devem prestar atenção nisso. O cristianismo em sua essência preocupa-se com o homem integralmente. Corpo e alma. Não é justo que as vozes dos nossos jovens se estraguem! E eles fazem isso achando que estão louvando, servindo a Deus. E talvez estejam em seus corações e Deus aceite por misericórdia. Mas, isto não está certo, não há bênção nesta prática. Se há cantores cantando mal (com uma postura nociva ao seu aparelho), é por falta de orientação. Então, a liderança deve procurar um profissional que possa orientá-los. Se não querem mais corais (que pena), tudo bem... Mas, então, que aprendam a cantar! Deus quer e merece ser louvado com a melhor voz. É este o significado de "tocai bem", ou "tangei com arte" no Salmo 33:3. Voz cantada é instrumento musical e para usar bem, tem que aprender como usar. Infelizmente, não é isso que temos visto nos cultos da maioria de nossas igrejas. 
     Nossos jovens cantam imitando péssimos exemplos: os cantores "gospel" (Deus nos perdoe por relacionar o nome do evangelho a um tipo de música tão banal). Por causa da decadência da música em nossas igrejas e por falta de orientação, o referencial deles são os CDs, a música comercial com roupagem de "sacra". E nosso povo consome esta música sem perceber que é um produto da indústria fonográfica, cujo objetivo é simplesmente ganhar dinheiro. Por isso, a música é muito simples, boba e repetitiva. Porque tem que "pegar", ser aprendida com facilidade e vender. Ora, se o objetivo é vender, passa longe a preocupação com a saúde vocal dos intérpretes. E o sistema dá certo: os CDs com esta música boba e simples, muitas vezes mal cantada, vende muito e toca bastante nas rádios. Ato contínuo, esta música vira repertório das "equipes de louvor" e passa a ser cantada nos cultos das igrejas. E os jovens cantores das nossas igrejas cantam imitando estes cantores, claro. 

     Bem, como não se deve fazer crítica, sem apontar uma solução, coloco aqui algumas sugestões para os cantores e backing vocals das igrejas:

1 - Façam uma preparação vocal antes de cantar. Usem consoantes vibrantes (rrrrr, zzzzz, jjjjj...) subindo e descendo e vocalizes. Relaxem os músculos do ombro e pescoço ao cantar. Se perceber que está tenso, está errado. Fica rouco quando acaba o culto? Está errado, pare tudo. Vá estudar canto.  

2 - Quando você canta, sua voz se torna um instrumento musical e você deve saber como usar, tem que estudar para aprender. Por exemplo, você não sabe como fazer o que escrevi no nº 1? Então, procure um professor de canto, ou preparador vocal para trabalhar com seu grupo. De preferência, alguém que estudou bastante num bom curso de música. Converse com ele: quantos anos estudou, com quem, aonde? Se é uma pessoa que só canta "bonito", isso não a habilita a orientar vozes!

3 - Parem de esticar o pescoço para cantar! Toda a musculatura em volta da laringe (ombros, pescoço, mandíbula e língua) devem estar relaxados para cantar. Os músculos que exercem pressão para que o canto aconteça são abdominais, relacionados à produção do ar e não à própria fonação. Técnica vocal está intimamente relacionada com a maneira de usar os músculos. Exercícios de alongamento e relaxamento fazem parte de um bom preparo vocal. (Se o professor que você vai chamar no ítem 2 não faz isso, desconfie dele...).

4 - Cuidado com os golpes de entrada em cada frase (em cada palavra, ou sílaba às vezes), que vocês copiam dos cantores "gospel". Estou falando daquela "voltinha", que parece um "gemidinho" que fazem em cada entrada. Isso provoca um esforço grande das suas pregas vocais. Talvez sua laringe não esteja preparada para este esforço todo! Enquanto você é jovem, ela (sua laringe) vai aguentar, mas cada vez vai ficar mais difícil. O mau uso vai cobrar um preço alto. Cantar não é gemer! E "cordas vocais" não estão à venda na loja de música.

5 - Imitar a voz da mídia, dos cantores dos CDs, não é sinônimo de cantar bem!!! Muitos cantores cantam muito mal e vendem assim mesmo. (Já expliquei porque acima). Preste atenção na SONORIDADE do seu "ídolo gospel". Como é este som? É soproso, vaza ar? Ele parece fazer esforço para cantar? Caretas e pescoço tenso? Então, me desculpe, mas ele canta mal.
 
6 - Se você canta na igreja e se identificou com o que mencionei acima, fica rouco toda vez que canta num culto, não menospreze estes sintomas. Brevemente, infelizmente, você poderá ter um problema grave, que pode acarretar até na perda da sua voz. E não pense que você tem que cantar assim, porque é isso que Deus quer de você. NÃO É NÃO!!! DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ ACABE COM SUA VOZ PARA LOUVÁ-LO! Antes, ELE quer que você seja bom mordomo do que ELE lhe deu: sua voz. Quer que você cuide dela e saiba usá-la com sabedoria. Se você não concorda com isso, precisa orar mais e estudar melhor a Bíblia. E entender o que é mordomia do seu corpo, que é o Templo do Espírito Santo. 

7 - Líderes de música e adoração, preocupem-se com a qualidade vocal dos seus cantores. Quando forem chamar alguém para falar sobre canto nos seus congressos e encontros não chamem o que vende CD. Chame alguém que estudou canto, de preferência numa universidade, que conheça bem técnica vocal para o canto. (Fonoaudiólogo estudou para cuidar de voz falada. São raríssimos os que entendem de voz cantada. Quem entende de canto é um professor de canto).

     Espero que este texto sirva de alerta e ajude as pessoas da área. Estou a disposição para debater e/ou esclarecer qualquer ponto abordado aqui.
     Sinto muito se fui dura. Mas, este é o meu papel. Não posso me calar assistindo a decadência vocal dos jovens cantores cristãos. 

Cantemos!
(mas cantemos bem...)

11 comentários:

  1. Duro mas verdadeiro e muito útil.

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    1. Obrigada por ler e comentar, Celso. Que bom que gostou.
      Um grande abraço.
      Malú

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  2. Malu. Excelente análise e muito valiosos conselhos os seus. Agostinho, ainda no século IV, comentou em um de seus livros sobre música a respeito da suavidade com que se deve cantar para Deus. Ele disse que o louvor que agrada a Deus glorifica o Seu nome e, ao mesmo tempo, santifica os fiéis, pois é como uma ponte de sons onde a Graça transita em direção aos corações. Assim, ele acreditava que toda música sacra deveria ser, ao mesmo tempo, serena e poderosa, como uma reverberação daquele canto divino que Isaías escutou diretamente da boca dos Serafins que vivem aos pés do trono de Deus (Is 6). Agostinho concluiu escrevendo: "... quer saber em quem cremos? Venha ouvir o que cantamos!"

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    1. Meu querido colega João Valter, é sempre uma honra ser lida por ti.
      Interessantíssima a tua contribuição sobre o que Agostinho escreveu sobre o canto.
      Tenho muito interesse em conhecer melhor este texto dele. Tu tens a referência?
      Um grande abraço.
      Malú

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  3. Simplesmente perfeita a sua análise sobre este tema. Parabéns que Deus continue abençoando!!

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    1. Muito obrigada por ler e por comentar. Que bom que gostou.
      (Pena que eu não sei quem você é...)
      Deus abençoe você também.
      Abraço,

      Malú

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  4. Boas colocações! Penso ser difícil mudar essa realidade, mas vale a pena tentar.
    Um abraço!

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    1. Oi Kelly,

      obrigada por ler e comentar.
      Sim, é uma realidade difícil, uma luta grande. Mas, concordo com você que temos que tentar.
      Como é um costume ditado pelo sistema/mídia, não temos como ir contra eles com as mesmas armas. Mas, podemos cada um tentar mudar a sua realidade, em sua igreja.
      Eu mesma faço um "mea culpa", porque já liderei a música em algumas igrejas, trabalhei diretamente com "equipes de louvor" e não me preocupava tanto com este aspecto. Penso que na época (isso foi há + ou - 7 anos) o quadro não era tão grave. Provavelmente se intensificou mais recentemente.
      Vamos tentar.
      Um grande abraço pra ti. Deus te abençoe.

      Malú Mestrinho

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  5. Respostas
    1. Que bom, Eveleen. Muito brigada por ler, e principalmente por deixar seu comentário. Deus te abençoe. Um abraço.

      Malú

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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