Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


domingo, 1 de agosto de 2010

Villa-Lobos

Estou tendo o prazer de cantar a bela "Canção de amor", de Heitor Villa-lobos, pela 1ª vez, com violão. É diferente de cantar com piano... como é linda!
Faz parte das canções do Poema Sinfônico "Floresta amazônica". São todas lindas. Um dia ainda canto as quatro num recital...
Sempre que estudo/canto algo dele, fico pensando na personalidade selvagem, idealista, nacionalista, experimentalista que ele tinha... Gosto muito das suas canções. Algumas estranhas... difíceis. Nem tudo é genialidade. Mas, respeito muito.
Pena que nem tudo deu certo! Se o Canto Orfeônico tivesse permanecido, o Brasil seria outro: mais musical, com uma cultura mais bem preservada.
Ave Villa!

Transcrevo aqui parte de um discurso dele, que dá uma amostra do que ele pensava sobre música e arte:

"Meus amigos,

É possível que as palavras dêem a dimensão exata - se é que existe exatidão - da emoção que nós sentimos quando ouvimos música? É possível que esta ou este, aquela ou aquele, possam compôr discursos a fim de imitar, com palavras, o turbilhão de emoções - a lembrança de coisas boas e ruins, o choro, a morte e a vida - que a música nos proporciona?
Uns podem dizer que sim, outros que não...que importa? Minha opinião é de que a arte responde a qualquer questionamento, com ou sem palavras. A arte é tão poderosa que intercede e responde por tantas vidas. Eis aqui um documento de palavras, de um homem que sempre se comunicou com música, e que, com esta ou aquelas, conseguiu o poder para destruir as barreiras do passado, as barreiras da morte, para nos transmitir a arte da vida, o amor por uma pátria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário