Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dia do músico - Dia da música - Dia de Cecília

St. Cecilia (Domenichino 1617-18)
"But oh! what art can teach,
What human voice can reach
The sacred organ's praise?
Notes inspiring holy love,
Notes that wing their heavenly ways
To mend the choirs above."
 John Dryden
A Song for St. Cecilia's Day, 1687 (*)

Escrevo sobre o 22 de novembro. Comecei no dia, mas a semana foi conturbada: joelho machucado, sem poder andar direito e cheia de atividades... só publico hoje! Quem me conhece, sabe que este dia tem muito a ver comigo, não só por eu ser musicista, mas, porque nasci nele. Gosto de dizer que nasci predestinada...
É o dia do músico em homenagem a uma mulher chamada Cecília, que viveu em Roma no século II e foi martirizada, por ser cristã. Reza a lenda que ela cantou ao morrer. Cecília cantava. Cantou em seu casamento e cantou, louvando a Deus, enquanto morria. Gosto da idéia de que ela cantava. Mas, nos vários quadros que retratam Cecília, ela sempre toca um instrumento. Em cada quadro, toca um diferente: violino, orgão, flauta... escolhi este, em que ela toca algo entre uma viola da gamba e um contrabaixo (meus conhecimentos da organologia iconográfica são insuficientes!... rs). Achei lindinho o anjo segurando a partitura...
Engraçado que só agora me interessei em saber quem foi Cecília. Antes, o preconceito de ela ser uma "santa" católica, me afastava dela. Sentia um certo incômodo em dizer que  tinha nascido no dia de uma "Santa". Hoje, a maturidade me dá a percepção de que ela era uma cristã e que isso é que importa. Ela era uma cristã que cantava, e dedicaram a ela o dia da música cristã e da música em geral. Eu ter nascido neste dia então é um privilégio!
E porque não louvar Cecília? Louvor é elogio, homenagem... Podemos elogiar, homenagear pessoas e isso agrada a Deus também. O problema é a idéia da palavra "santa", como se fosse alguém diferente, sem pecado e por isso, passar a idolotrar esta pessoa. Tenho certeza que Cecília não concordaria com isso. Lá no céu vou encontrar Cecília e vamos cantar juntas!!!
Na Escola de Música de Brasília, em 2008, preparamos com um grupo de câmara de música antiga o  oratório "Ode on St Cecília's day, 1692" (Hino ao dia de Santa Cecília), de H. Purcell. É uma obra linda e fizemos aquela música maravilhosa, com instrumentos de época. Coisas que fazíamos na Escola de Música de Brasília das quais tenho saudades... Fazíamos como parte do nosso trabalho, sem muitas vezes perceber o valor daquilo. Coincidentemente, duas Cecílias estavam tocando, fazendo o contínuo: Cecília Aprigliano, na viola da gamba e Ana Cecília Tavares, no cravo. Duas amigas minhas, lindas e excelentes musicistas:  Tenho orgulho de ter cantado ao lado delas, neste e em vários outros concertos de música barroca. Foi um concerto lindo e inusitado: tocamos no hall de um dos blocos da escola, poque não tínhamos um auditório para apresentar (!!!). Lembro que tinha gente "pendurada" nas janelas e portas para assistir. Não tivemos nem programa impresso (pelo menos, procurei aqui e não achei....). Fizemos, por pura teimosia. Preparamos por meses e tínhamos que apresentar. E foi lindo. Por um lado, acho maravilhoso momentos como este, que guardamos só na memória. Não tem registro, nem uma foto (acho...). Quem cantou e tocou lembra... e quem assistiu também.
No convívio com estas Cecílias e outros músicos "barrocos", durante anos na Banda Antiga do CEP/Escola de Música de Brasília, aprendi a interpretar melhor a música antiga. (Não que eu ache que já saiba ...)
Confesso que não era minha intenção, a princípio, mas aproveito a passagem do dia da música e da Cecília do século II, para lembrar e homenagear  as "Cecílias" de hoje, minhas amigas. Elas formam juntas o "Duo Acordes". Achei aqui links que falam um pouco do trabalho delas: 

Ave Cecília!
Hail Ciça!
Saudades...
____________

(*) O texto integral da poesia pode ser lido aqui: http://www.poetryfoundation.org/archive/poem.html?id=173449 

4 comentários:

  1. Malu, não é por acoso que vez ou outra te procuro como consultora de música!
    Parabéns pelo texto, parabéns pelo niver! bjs coms saudades

    ResponderExcluir
  2. Malu,
    As amplas janelas do mundo abriram-se por inteiro para anunciar a tua chegada, Filha Querida, na tarde do 22 de novembro cujo momento ainda me lembro.
    Impulsionada pelo ar que em teu pulmão entrou
    -- a tua voz -- mostrou a sua força e, anos depois, passou a encantar com o teu cantar.
    Assim como Cecília a quem devemos o "Dia do Músico", cantas com arte e profundo sentimento em modalidades tantas, e tua voz nos enleva e para Deus nos leva, dando a Ele além da honra
    - a gratidão pela tua voz e a vida concedida.
    Deus te abençoe.
    MariadoCéu

    ResponderExcluir
  3. Hey...

    Eu estava cantando nesse dia também, e como bem lembro o núcleo era formado 90% por professores, e isso foi uma responsa pra mim! Ainda lembro que errei o tempo de tanto medo; minhas pernas tremiam tanto no pequeno duo com o tenor. “As From The Power Of Sacred Lays” Nossa isso foi tão importante!!!

    Eu gosto da idéia de ter nascido em novembro, dia 15 mais precisamente! Assim eu posso me considerar um pouquinho musicista (falta muito ainda, mas eu to batalhando por isso)! Quero encontrar a Cecília la no céu tb, e que tal se fizéssemos um Trio? Kkkkkkkk... ta bom eu tava brincando!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Malu! Que lindo!!! Eu estava assistindo nesse dia. Fiquei com uma inveja boa de cantar também. E me lembro bem das pessoas amontoadas tentando ouvir e assistir. Bela obra.O som da doce voz da Tristana...inesquecíveil!
    Parabéns grande cantora, minha amada professora que me ensinou a amar esse universo.

    beijos saudosos
    Marthinha

    ResponderExcluir