Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


terça-feira, 21 de junho de 2011

Tupynambá

Fui apresentada nestes dias à obra de Marcello Tupynambá, ou Fernando Lobo (1889-1953).
Não que já  não conhecesse de nome ou de ouvir uma ou duas canções (descobri que tenho uma partitura dele em meu acervo). Mas, como a maioria dos brasileiros, não tinha idéia da gradiosidade de sua obra. É pura Música Brasileira, que transcende os rótulos popular ou erudito.
Quem me apresentou foi Alexandre Dias, pianista brasiliense, aluno de Neusa França e pesquisador de música brasileira. Alexandre faz um trabalho fantástico, que tenho de longe acompanhado. Primeiro foi Ernesto Nazareth, de quem ele "desenterrou" e gravou obras raras. Depois tive notícias da parceria com Wandrei Braga, no importantíssimo resgate e futura publicação (gratuita, on-line) da obra de Chiquinha Gonzaga. 
Agora, este menino me vem com Tupynambá! Me passou gravações, partituras, informações de contexto... Resultado: me apaixonei. As canções são deliciosas e de alto nível.
Posto aqui duas gravações que Alexandre fez de canções dele (ao lado delas no youtube há mais duas).
"Maricota, sai da chuva":
"Ao som da viola":
Aqui um artigo (traduzido por Alexandre) que conta um pouco da história deste músico, brasileiro, pouco conhecido, mas admirado por Darius Milhaud, Villa-Lobos, Mario de Andrade e outros: http://daniellathompson.com/Texts/Le_Boeuf/cron.tupinamba.htm
Por último, Alexandre me apresentou a outro Marcelo Tupinambá, jornalista, neto do compositor, que escreveu dissertação de mestrado sobre o avô. Material ao qual espero também, em breve, ter acesso.
Estamos planejando trabalhar juntos em breve e quem sabe, gravar, fazer um recital... 
Fica aqui a sugestão para alunos em busca de temas para TCC.
Enfiim, Tupynambá promete!

Um comentário:

  1. Gente, a "Maricota, sai da chuva" eh a mesma melodia do tema da borboleta no Pastoril.

    Borboteta pequenina
    Venha para o meu rosal
    Venha ver cantar os hinos
    Que hoje eh noite de Natal.

    O Pastoril eh uma dança folclorica beeem antiga feita no nordeste. Eu ja cantei o pastoril assim como a minha mae. Deixe-me ver se eu acho o tema da borboleta no Youtube, dai eu posto pra voce. Eu estou aqui me perguntando se ele fez uma variaçao do tema ou se ele apenas plagiou. Rsrsrs

    De qualquer maneira, achei as duas peças bem interessantes.

    Um beijao, Malu!
    Mirella

    ResponderExcluir