Malú Mestrinho

Apresentação

Olá!
Este é meu blog pessoal.

Aqui pretendo comentar sobre coisas que vi, ouvi e vivi.
Gosto de escrever e às vezes sinto um impulso de compartilhar... Como não sei exatamento com quem, resolvi criar este espaço e deixar que pessoas acessem e leiam quando quiserem.
Pretendo também escrever e trocar idéias sobre a arte do canto. Mais especificamente do canto que interpreta a música chamada erudita.

Malú Mestrinho
(em julho/2010)


sábado, 16 de julho de 2011

10 Filmes sobre canto

Férias
Ou recesso...
Enfim um tempinho sobrando.
Bom para ver um filme. Como o blog é sobreCanto, sugiro aqui os meus favoritos FILMES SOBRE CANTO. Adoro a sétima arte. Sempre sugiro estes aos alunos. É uma maneira de aliar diversão e aprendizado. Alguns são filmes de arte ("cults") claro... mas todos muito bons, eu garanto.

Passem numa boa locadora e bom filme!


1 - Encontro com Vênus (Meeting Venus - 1991). Com a fantástica Glenn Close, a trama se passa numa montagem de Tanhäuser, com muita intriga e uma greve no teatro. A voz da soprano é de Kiri Te Kanawa. Só isso, já é uma referência.
2 - O mestre da música (Le maître de musique -1988). Sobre um professor que prepara seus alunos para um concurso de canto. Tem o cantor Jose van Dam no papel principal.
3 - Um canto de esperança (Paradise road - 1997). De novo com Glenn Close, sobre um grupo feminino a capella, que se forma num campo de concentração.
4 - Farinelli (1994), do mesmo diretor de "O mestre da música". Conta a vida de um castrato, romanceada (diferente do que era na realidade) mas é um bom filme, com boa música barroca.
5 - E la nave va (1983), de Fellini. Um navio com cantores, leva as cinzas de uma grande diva.
6 - A Voz do Coração (Les choristes - 2004). Sobre um coro de meninos numa escola no interior da França. A música é cantada pelo "Petits Chanteurs de Saint-Marc" e o papel principal é feito por um dos solistas do próprio coro.
7 - Todas as manhãs do mundo (Tous le matin du monde - 1991). É mais sobre viola da gamba do que sobre canto (rs...) mas, na realidade é sobre música e porque fazê-la. Maravilhoso...
8 - Mudança de hábito (Syster habit - 1992). Uma comédia, que ninguém é de ferro. O "2 " do ano seguinte também é muito bom...
9 - Adeus minha concubina (1993) - apesar de ser sobre musica/ópera não ocidental, fala sobre a relação do cantor com a sua arte.
10 - Amadeus (1984) - tem muito canto, apesar de ser sobre Mozart e sua música. É ótimo para entender como eram as relações artísticas no classicismo. Mas, pelo amor de Deus, Salieri não matou Mozart, ok? ... rs


○》○》○》○》○》○》○》○》○》○》○》


Obs: para quem gostou desta lista, agora, em outubro de 2019), fiz uma nova lista com mais 10 filmes! Acesse e confira: Mais 10 filmes sobre canto (sobre música)


Cantemos! 

4 comentários:

  1. Rsrsrs... Que maravilha, Malu! Adorei ver esse seu post!!! Um bom professor nunca larga os alunos de mao e tem sempre algo bom para passar aos seus alunos. Tem tambem "Minha Amada Imortal" (que nao eh sobre canto), mas tem a Nona e essa cena quando eles tocam essa Sinfonia eh fantastica. Obviamente, o filme eh uma fantasia, mas eh bem feito. E tem alguns musicais antigos como "Cantando na Chuva", "A Noviça Rebelde"... Nossa, que vontade de ver um filme agora! Bjao!

    ResponderExcluir
  2. Mirellítica querida, realmente poderíamos aumentar esta lista, né? Há muitos filmes ótimos sobre música em geral. Eu quis sugerir 10... § Fora os que não são sobre música, mas que usam a música de uma forma especial, né?
    Obrigada por comentar, você é ótima! beijos

    ResponderExcluir
  3. Amo o seu blog. Sempre aprendo um pouquinho mais. :-) A lista de filmes que eu comentei foram os que eu assisti. Os da sua lista eu ja assisti aos numeros 2, 4, 6, 7, 8 e 10. Ainda falta muuuuito filme na minha vida. Rsrsrs... Eu tenho a impressao de ja ter assistido ao numero 9, mas nao tenho certeza.
    Bjao e uma excelente semana pra voce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirella queria, que saudade de você!

      Provavelmente, você não vai receber esta mensagem... mas eu fiz uma nova lista de 10 filmes sobre canto/música e as suas sugestões estão lá.
      https://sobrecanto.blogspot.com/2019/10/mais-10-filmes-sobre-canto-sobre-musica.html

      beijos,

      Malú

      Excluir